Partidos Comunistas e Operários <br>reúnem em Lisboa

O PCP é este ano o anfitrião do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários que se realiza em Lisboa a 10, 11 e 12 de Novembro, dedicado ao tema «Perigos e potencialidades da situação internacional, a estratégia do imperialismo e a questão energética. A luta dos povos e a experiência da América Latina, a perspectiva do socialismo».
A iniciativa, que dá seguimento aos encontros internacionais que desde 1998 se têm vindo a realizar na cidade de Atenas, Grécia, reunirá partidos comunistas e operários de todo o mundo.
A uma semana e meia da realização do evento, e tendo entrado na fase final da sua preparação, estão já confirmadas as presenças de cerca de 70 (setenta) partidos neste Encontro Internacional, destacando-se desde já a confirmação da presença de personalidades do movimento comunista internacional como Blade Ndzimande, Secretário-geral do Partido Comunista da África do Sul; Aleka Papariga, Secretária-geral do Partido Comunista Grego ou Guenadi Ziugannov Presidente do Comité Central do Partido Comunista da Federação Russa, entre muitos outros secretários gerais e altos dirigentes de Partidos Comunistas e Operários de todo o mundo como Fernando Esteñoz, membro do Secretariado do Comité Central do Partido Comunista de Cuba e chefe do seu departamento de relações internacionais.
Os Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários, dedicados em cada ano a um tema específico relacionado com a evolução da situação internacional, têm vindo a confirmar-se, segundo os seus promotores, como «um dos mais importantes espaços de âmbito internacional de intercâmbio de experiências e informações sobre a situação em cada país e da luta que aí se desenvolve; de discussão de assuntos centrais da evolução da situação mundial e da luta dos trabalhadores e dos povos; de consideração de iniciativas comuns dos Partidos participantes e de afirmação da solidariedade internacionalista, especialmente com os povos que hoje desenvolvem corajosos processos de luta contra a exploração a opressão e a guerra imperialistas».
De acordo com uma nota divulgada pelo Gabinete de Imprensa do PCP, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido, fará uma intervenção na abertura do Encontro e participará num comício a 11 de Novembro, na cidade de Almada, que contará com a presença de todas as delegações de Partidos Comunistas e Operários presentes no Encontro Internacional.


Mais artigos de: Internacional

Lula reeleito no Brasil

Lula da Silva foi eleito este domingo na segunda volta das presidenciais, com 61 por cento dos votos, para um novo mandato na presidência do Brasil.

Fox manda esmagar povo de Oaxaca

Depois dos professores terem garantido o reinicio das aulas em Oaxaca, Vincent Fox ordenou às autoridades que reprimissem os protestos naquele Estado do Sul do México.

Bombardeamento mata civis

As forças de ocupação da NATO no Afeganistão admitiram, sexta-feira da semana passada, terem vitimado civis durante um bombardeamento no distrito de Panjwayi, província de Kandahar, a Sul da capital, Cabul.Muito embora tenha confirmado a morte de 12 afegãos, mulheres e crianças na sua maioria, e o ferimento de outros...

Lei ultraconservadora

O parlamento da Nicarágua votou favoravelmente uma lei que proíbe a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) em qualquer circunstância, juntando-se, desta forma, a El Salvador e ao Chile entre as nações cuja legislação é ultraconservadora em matéria de direitos sexuais e reprodutivos.A norma aprovada por 59 votos,...